A
construção dessa unidade escolar teve seu inicio na década de oitenta, mais
precisamente no ano de 1986, na então administração do Prefeito José Ivan
Magalhães Monteiro. O mesmo pretendia instalar o Campus Avançado de Canindé
Porém
os recursos financeiros que eram oriundos de um convênio firmado entre o Estado
e Município, não foram suficientes para dar continuidade a construção, ficando
apenas no nivelamento do terreno que por sua vez era bastante acidentado, com a
contrapartida da prefeitura foi feito os alicerces e erguida as paredes, em
seguida a obra foi paralisada por falta de recursos permanecendo assim por mais
uma década.
No
ano de 1995, com a administração do Prefeito José Hugo Câmara Coelho,
juntamente com o incentivo da professora Isabel Maria Magalhães Freitas, na
época delegada de ensino, assinou um novo convênio entre Estado e Município
para o reinicio da construção, já que o local encontrava-se em total estado de
depredação. Desta vez o prédio foi projetado para construir 08 (oito) salas,
mais apenas 04 (quatro) salas foram construídas.
Assim
no dia 09 de novembro de 1995, no pátio da escola aconteceu a 1ª reunião
extraordinária com a comunidade local, para a escolha do nome da mesma, esta
porém presidida pela Secretária Municipal de Educação, Maria Iaci Aguiar Vieira
e secretaria Antonia Cacilda Mendes Costa, no decorrer da reunião foram
sugeridos os seguintes nomes: Issac Rodrigues Barroso, Ester Magalhães e
Senador Carlos Jereissati, este último ganhando com uma expressiva votação dos
presentes, por ter sido uma pessoa muito importante para o engrandecimento do
Estado do Ceará.
Empresário
de pleno sucesso, Carlos Jereissati ao passar para a vida pública obteve a
mesma vitória, tendo assim em 1962, ao enfrentar a força da “União Pelo Ceará”
uma poderosa coligação das mais expressivas agremiações do estado, conseguiu
eleger-se Senador da República, depois de ter sido deputado federal derrotando
o oponente Tancredo Alcântara. Hospedou Getúlio Vagas que carregava a marca de
ex-ditador, num gesto de fidalguia e coragem.
Desfrutando
de imenso prestigio, era consultado para soluções políticas. Carlos ficou
famoso pela seguinte explicação que deu durante um único programa de televisa.
Ao responder disse que queria ter muitos empregos para dar a todos os cearenses
desempregados.
No
dia 22 de Janeiro de 1996, é publicado no Diário Oficial o artigo de criação
denominado assim, Escola de Ensino Fundamental Senador Carlos Jereissati, em
seguida começaria suas atividades já que a comunidade ansiava por este momento
há décadas.
Para
escolha de professores foi realizado um teste através de uma prova elaborada
por técnicos da 1ª Delegacia Regional de Ensino sendo aprovados 14 professores
obtendo-se a seguinte classificação.
1
. Zenilda Freitas Rocha
2
. Maria Marineis Mateus Bezerra
3
. Regina Catarina Lemos Santos
4
. Maria das Dores dos Santos Pereira
5
. Antonia Maria Carlos Rodrigues
6
. Petronila Maria dos Santos Pereira
7
. Antonio Agailson dos Santos
8
. Eusa Maria Lima Almeida
9
. Maria Ivonete Lopes Costa
10.
Antonia Lima Almeida
11
. Maria do Socorro Uchoa Coelho
12
. Maria Neilza Bento da Silva
13
. Maria de Fátima Soares de Freitas
14
. Maria Leila Rocha Lima
No
primeiro ano de funcionamento começamos com uma clientela de 350 alunos,
distribuídos em três turnos, os diurnos da alfabetização a 4ª série e noturno
implantando o Programa de Aceleração de Jovens e Adultos, oportunizando aqueles
que não tiveram chance de ingressar em idade escolar. Tornando-se pioneira no
município nessa modalidade de ensino.
No
segundo ano o número de alunos aumentou demasiadamente devido a credibilidade
adquirida perante a comunidade, e por não existir espaço físico para a
acomodação de toda a clientela, fez-se necessária à implantação do 4º turno,
necessitando de um maior empenho da comunidade escolar para garantir a
qualidade do ensino frente à quantidade de alunos.
Já
no terceiro ano não foi diferente dos demais, aumentou novamente o número de
alunos, situação essa que necessitou implantar mais duas salas de aula. Sendo
as mesmas adequadas para acolher 30 alunos, utilizando à sala de leitura e
salas dos professores. Nesse mesmo ano foi implantado o Curso Telecurso 2000
com a implantação de duas salas beneficiando 110 alunos.
Como
política estadual de educação a escola é municipalizada em 1999 passando para a
unidade mantedora o município. Neste mesmo ano foi nomeado pelo prefeito Luiz
Ximenes Filho, diretora da escola a professora Maria Socorro Queiroz Martins,
tendo como diretora administrativa Maria Vera Ferreira Justa, Coordenador
Pedagógico Francisco Elenilton Almeida Mendonça, Secretaria Maria Matilde Gomes
Magalhães, neste ano a escola atendeu uma clientela de 919 alunos sendo este de
primeiro e segundo ciclos, 5ª e 6ª séries distribuídas em quatro turnos
contando com um quadro de 23 professores e 14 funcionários.
Em
02 de agosto de 1999, assumiu a direção da escola nomeada pelo prefeito Antonio
Clerton Facundo, como diretora Neide Crisóstomo Secundino, Coordenador
Pedagógico Francisco Elenilton Almeida Mendonça, Diretora Administrativa Creusa
Maria Cordeiro Marinho Cruz. Em 24 de Janeiro de 2000 assume a direção da
escola nomeado pelo prefeito Luiz Ximenes Filho, o Diretor Francisco Cesar Coelho
Gomes, Coordenadora Pedagógica Marilene Domingos Ancelino, Coordenador
Administrativo Edson Magno Barros Almeida. Em novembro do ano de 2000, assumiu
inteiramente a professora Raimunda Barbosa Lelis, que veio para organizar a
escola.
Em
08 de Janeiro de 2001, nomeada pelo prefeito Antonio Glauber Gonçalves
Monteiro, assume a diretora Terezinha Jucá Cunha, Coordenadora Pedagógica Maria
Marinéis Mateus Bezerra, Coordenadora administrativa Creusa Maria Cordeiro
Marinho Cruz. Neste mesmo ano, com muito esforço da atual direção e do governo
municipal a escola volta a receber os recursos do PDDE, e recebe melhorias
importantes como a construção de uma quadra poliesportiva coberta, e 10 salas
de aula que foram inauguradas no dia 20 de Setembro de 2001 com a presença da
primeira dama do estado do Ceará, Renata Ribeiro Jereissati, secretario de
educação do estado Antenor Naspolini, prefeito Glauber Monteiro e demais
autoridades.
Em
Dezembro de 2001 aconteceu nesta unidade escolar a 1ª eleição para diretor da
escola sendo eleito com uma maioria absoluta de votos o professor Antonio
Agailson dos Santos para uma gestão com o período de 03 anos, tendo como
Coordenador Pedagógico Lindomar de Sousa Silva, Secretaria Escolar Maria
Helenice Barbosa, como auxiliar do núcleo gestor a professora Maria Iza
Guimarães Costa. Nesta gestão a escola vivencia uma nova proposta
administrativa e pedagógica, focalizando aprendizagem do aluno, buscando de
forma ética inovadora e participativa o crescimento da instituição para a formação
de um cidadão mais consciente e que possa transformar de forma responsável o
meio em que vive. Neste período a escola passa por uma revitalização,
procurando tomar o ambiente mais acolhedor e mais fraterno fazendo o uso
racional dos recursos que a escola recebeu, aplicando nas prioridades, como
finalidade exclusiva para melhoria da aprendizagem dos nossos educandos.
Em
Janeiro de 2006 Lana Mara Lopes Almeida Moreira, assume a Coordenação
Pedagógica da escola, juntamente com o Diretor Antonio Agailson dos Santos,
permanecendo até outubro do mesmo ano. Em seguida veia a Coordenadora
Pedagógica Karlinda Cídio Mendes Coelho, que permaneceu até maio de 2008. Logo
após veio a Coordenadora Pedagógica Lucia Maria Barros Freitas, que coordenou a
temporada de Maio de 2008 a abril de 2009.
No
início do ano de 2009, a convite da subsecretária Ana Claudia Alves de Sousa
Sales e do Secretário Linderval de Sousa Moura, assume a direção desta unidade
escolar Marcílio Moreira Cardoso, juntamente com uma equipe pedagógica composta
por Gerusmaria Marreiro Barros e Lucineuma Brito Martins. Em Julho do mesmo
ano, são inauguradas duas novas salas de aula para atender a demanda de alunos
provenientes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Capelão Frei Orlando, que
até então atendia salas deste município e passa a funcionar como escola profissionalizante
estadual.
Em
2011 assume a direção da escola como Diretora Maria Helena Andrade Silva,
coordenadora Pedagógica Maria Irauba e como apoio pedagógico Adriana Sousa
Colares e Maria Iza Guimarães Costa, como diretor adjunto Antonio Raimundo de
Almeida dos Santos. No mês de Agosto de 2011 assume a Coordenação Pedagógica da
escola Maria das Dores Rocha de Sousa, em Fevereiro de 2012 Maria Idayana
Araujo Bezerra , assume como suporte pedagógico desta unidade de ensino.
Em Janeiro de 2014 a escola muda de gestão e assumem: Como Diretor, João Batista Cunha Rocha, como Coordenadoras Pedagógicas Ruth Fernandes e Adriana Colares.
Em Junho de 2014 a escola muda novamente de gestão assumindo mais uma vez a direção da escola Maria Helena Andrade Silva e Maria Idayana Araújo Bezerra como Coordenadora pedagógica.
Em Janeiro de 2015 acontecem algumas mudanças no núcleo gestor da escola e assume como Coordenadora pedagógica Maria Liduina Teixeira Lourenço, e como apoio pedagógico assumem Suerlene Barros, Marleide Freitas e Berenice Sousa Cruz.
Em Janeiro de 2014 a escola muda de gestão e assumem: Como Diretor, João Batista Cunha Rocha, como Coordenadoras Pedagógicas Ruth Fernandes e Adriana Colares.
Em Junho de 2014 a escola muda novamente de gestão assumindo mais uma vez a direção da escola Maria Helena Andrade Silva e Maria Idayana Araújo Bezerra como Coordenadora pedagógica.
Em Janeiro de 2015 acontecem algumas mudanças no núcleo gestor da escola e assume como Coordenadora pedagógica Maria Liduina Teixeira Lourenço, e como apoio pedagógico assumem Suerlene Barros, Marleide Freitas e Berenice Sousa Cruz.
A
escola conta atualmente com 35 turmas distribuídas em 04 turnos (manhã, tarde e noite), com 1006 alunos, 15
salas de aula, uma sala de música e uma sala de AEE (Atendimento especializado).
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