quinta-feira, 28 de maio de 2015

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO SAÚDE NA ESCOLA 2015


            A Semana de mobilização saúde na escola acontece todos os anos, sempre no início do ano letivo para fomentar as atividades do PSE (Programa Saúde na Escola).  Este ano, ocorreu nos dia 27 a 30 de abril de 2015, sendo o tema principal da semana “Alimentação Saudável e Realizações de Ações de Práticas Corporais e Atividades Físicas”.

MOMENTO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
             A semana iniciou com a divulgação do programa para a comunidade escolar após os hinos que são cantados todas as segundas-feiras. Os professores de Educação Física, Antonio Raimundo Almeida e Clealdo Vasconcelos Neto trabalharam nas aulas teóricas temáticas voltadas para a alimentação saudável e práticas corporais e práticas de atividade física com alunos do 6º ano ao 9º ano,  com estudo de grupos para serem apresentados com o objetivo de mobilizar e conscientizar os educandos, como também a comunidade escolar, sobre as boas práticas de saúde através das atividades físicas e alimentação saudável.

            A professora Andréa Cristina, desempenhou um belíssimo trabalho com a turma do 7º ano “A”. Durante a semana, a professora Andréa organizou as equipes,  solicitou  seus alunos para fazerem pesquisa no contra turno para que pudessem registrar com fotos e relatórios os pontos positivos e negativos da escola para que os mesmos se apresentassem no dia da culminância,tendo como tema: Saúde na Escola, articulando entre Educação, Saúde e Sociedade, como modelo alternativo de atenção à saúde na nossa escola. Considerando que um olhar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S), é condição fundamental para que os profissionais tanto da saúde quanto da escola contribuam para que a mesma seja bem aceita na educação fundamental I e II como um enfoque crítico, interdisciplinar e transversal e finalmente, ser um modelo de apresentar uma nova forma de visualizar a saúde na escola pública.

        A equipe do PSF Santa Luzia, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeuta colaboraram bastante para que o evento acontecesse, realizaram palestras e oficinas, encerrando a semana com a vacinação contra HPV, vacinando 1ª dose, as meninas de 9 a 11 anos; vacinando a 2ª dose, as meninas de 11 a 13 anos.

       Além da organização e esforço de cada profissional envolvido com o Programa, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Educação do Município, sendo representada pela coordenadora do SPE, Petronila Santos, tiveram sua grande parcela de contribuição.

           Esperamos que essa ação, aliada à mobilização das equipes do Programa Semana Saúde na Escola de 2015 possamos contribuir para a prevenção da obesidade nas crianças e adolescentes buscando junto a esses profissionais orientações para uma vida mais saudável.


quarta-feira, 27 de maio de 2015

DIA DO DESAFIO 2015

          
A E.E.F.Senador Carlos Jereissati - Canindé - Ceará,  participou das atividades do no Dia do Desafio através práticas de atividades físicas, como: alongamento, ginástica laboral e  Ginástica lúdica. Sob a orientação dos professores de Educação Física da referida escola, com a participação de toda comunidade escolar, totalizando 908 pessoas.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

EEF CARLOS JEREISATI REALIZA FESTA DO CARNAVAL 2015

          Durante as semanas que antecedem o carnaval, no mes de fevereiro de 2015 os professores da EFF. Senador Carlos Jereissati, trabalham a temática sobre essa festa que se realiza todo inicio de ano variando a sua data a cada ano nos meses de fevereiro e março.


MOMENTO DAS ATIVIDADES EM SALA
          O carnaval é uma das principais festas do Brasil, ocupando lugar de destaque entre diversas camadas da população e da mídia. Em São Paulo, teve sua origem ligada à manifestação do entrudo, uma brincadeira na qual os foliões atiravam água e outros líquidos entre si, existente desde o século XV. Por volta de 1870, a maneira como a população divertia-se no período carnavalesco passou a apresentar mudanças decorrentes do enriquecimento proporcionado pela expansão cafeeira.

            Comemorado em Portugal desde o século XV,1 o entrudo foi trazido pelos portugueses para a então colônia do Brasil. Segundo alguns autores e historiadores,2 3 as origens do Carnaval madeirense, em Portugal, que remontam ao período áureo da produção de açúcar, no século XVI, a sua ligação aos escravos enquanto porto de passagem de bens e pessoas, quando se iniciou a expansão do comércio internacional açucareiro no Atlântico a partir daquela ilha, com ele viajaram também as tradições e expressões lúdicas regionais,4 o que influenciou intrinsecamente as então festividades carnavalescas do Brasil,5 que se viriam a tornar numa das principais manifestações culturais.


MOMENTO DA FESTA
           Em finais do século XVIII1 era já praticado por todo o território. Consistia em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. Com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, surgiram as primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira,1 através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.
MOMENTO DA ESCOLHA DA MELHOR FANTASIA
          Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos ou blocos. Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos bailes de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia dell'arte.


            O Carnaval do Rio de Janeiro figura no Livro dos Recordes como o maior carnaval do mundo.
O Carnaval de Salvador é repleto de cantores famosos, que se apresentam-se em cima de trios elétricos, a exemplo de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, entre outros artistas, onde também ocorrem desfiles de blocos afros. A festa ocorre em três circuitos carnavalescos.
           O Carnaval Recife/Olinda é considerado o carnaval mais democrático e culturalmente diverso do país, e é conhecido por seus característicos bonecos de olinda e pelo ritmo do frevo e do maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo segundo o Guinness Book 1995, o Galo da Madrugada.