sexta-feira, 18 de julho de 2014

DIA DE PROTEÇÃO AS FLORESTAS

           Com o objetivo de conscientizar os discentes da importância de preservar as florestas e o meio ambiente para a sustentabilidade da vida no planeta terra a professora Andréa orientou os alunos do 4º ano D, para que realizassem um trabalho que teve como tema:  A Proteção as Florestas, em que os estudantes colocaram em prática através de cartazes, tudo que aprenderam na sala de aula sobre o tema.
           No dia 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. E em 2011, declarado pela ONU como o Ano Internacional das Florestas, vale a pena dar ainda mais atenção para a data. Afinal, nesse ambiente reúnem-se uma grande diversidade biológica, entre fungos, insetos, plantas, animais e microorganismos que garantem o equilíbrio do planeta.
         E nós, brasileiros, somos destaque nessa comemoração. O Brasil é o segundo país com a maior cobertura florestal do mundo, só perde para a Rússia. Embora na vice-liderança, o território brasileiro abriga a maior extensão de floresta tropical contínua. Mundialmente, o Brasil é conhecido como o “país das florestas”. E não é à toa. A Floresta Amazônica é a maior formação florestal do mundo (equivalente a 35%), e possui a maior biodiversidade de todos os continentes, com mais de 45 mil espécies de plantas e animais.
       A Amazônia Legal ocupa 60% do território brasileiro, além de abrigar 1/5 da água potável disponível na terra.Em maio de 2012 o novo Código Florestal foi publicado para ser uma ferramenta para controlar a preservação das áreas verdes, mas não garantiu o controle do desmatamento na Amazônia. Dados do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter) mostram que perdemos mais de 46 mil hectares de floresta em maio de 2013, quatro vezes mais do que no mesmo período do ano passado.
            
          Desde1986, organizações como a Fundação SOS Mata Atlântica alertam para essa questão e promove projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção ao manejo de ecossistemas.
       Por tudo que foi relatado nós temos que fazer a nossa parte, tanto como professor quanto como estudantes.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

MOMENTO CÍVICO

          O Momento Cívico acontece toda semana, onde o alunos se reúnem no pátio central da EFF. Senador Carlos Jereissati, para que sejam entoados os hinos: Nacional do Brasil, do Estado do Ceará, do Município de Canindé e da escola.

      



COMEMORAÇÃO DO DIA DA MULHER

            O Dia da Mulher também foi comemorado na EEF. Senador Carlos Jereissati, através de um momento onde foram feitas várias homenagens as mulheres de nossa escola. No primeiro momento ouve a fala do Diretor João Batista e a fala do professor Franzé, representando os homens da escola homenageando as mulheres. Após esse momento exibido um slide onde apareciam todas as mulheres. Depois os homens entregaram bombons e uma lembrança que tinha a foto de cada uma delas.

Diretor João Batista e Professor Franzé


Professor Júnior entregando lembranças para as mulheres